quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Cultura brotando da pedra!

Certo dia, caminhando pela pedreira de São Roque/SP e observando aquele paredão imenso de pedra, tive o prazer de ver algo encantador. Do meio daquela massa com inclinação abrupta, em determinado ponto, uma pequena árvore exibia o verde reluzente de suas folhas. A natureza é realmente incrível! Como, em meio aquele paredão que parece ser intransponível, uma pequena árvore tem a ousadia de brotar suas cores?
Pois é assim que eu vejo a Cultura de São Roque hoje. Independente dos obstáculos que estão pela frente dos artistas e produtores locais, que muitas vezes parecem instransponíveis pois também estão localizados em um gigantesco paredão de pedra (a ignorância, em suas mais diversas manifestações), a Cultura brota!

Tive o prazer de fazer parte de mais um projeto cultural de nossa cidade, o Teatro de Páscoa. Um evento que faz quem trabalha com Cultura olhar diferente para o nosso quintal. Uma proposta que privilegiou profissionais das mais diversas áreas, das mais diversas idades.

Um projeto onde todos foram donos, onde a vaidade caiu da cadeira e a ousadia venceu o medo. Mais bonito do que ver o resultado do espetáculo foi ver a emoção dos jovens, crianças, dos homens e mulheres da produção. Aliás, pude observar crianças trabalhando como gente grande e adulto chorando que nem criança no final. Em cada abraço, em cada lágrima que caiu após o espetáculo, foi possível ver como é simples ser feliz fazendo o que gosta. Ninguém ganhou rios de dinheiro, porque o pão foi dividido entre todos na mesa e a produção soube conduzir brilhantemente todo esse processo de forma transparente e equilibrada.

Houveram imprevistos, algumas discussões, sugestões de um no trabalho do outro, mas tudo apenas pelo objetivo comum: produzir um evento de qualidade. Independente da visão artística dos mais críticos, ou da ausência dela, o fato é que o evento foi um sucesso!

E assim como a árvore que brotou da montanha de pedra, a Cultura de São Roque vive e sobrevive. Eu tenho o prazer de observar que ela brota dia após dia, contemplar e participar disso tudo. Caso você queira se envolver, nossa cidade conta hoje com diversas formas de participação. Temos um Fórum Permanente de Cultura, que é realizado toda primeira segunda-feira do mês, âs 19hs., no CEC Brasital. Também temos um Conselho Municipal de Cultura que a cada dia se fortalece, discute e envia propostas aos governantes locais. Espaços da onde surgem, se organizam e atuam os mais diversos Profissionais da Cultura da cidade.

Basta querer se envolver e ajudar a desmistificar e desconstruir os paredões de pedra que parecem condenar a nossa realidade ou, se preferir, aparecer nos eventos e produções futuras para ver e aplaudir (como mais de 800 pessoas fizeram no último final de semana), isso já basta!

Nenhum comentário: