Caros artistas, produtores e cidadãos de São Roque,
Ontem, 30 de Novembro de 2010, foi aprovado pela Câmara dos Vereadores o projeto de lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Cultura.
Agora São Roque possui uma ferramenta efetiva para a construção de uma Política Pública de Cultura. Um processo longo, trabalhoso e muito complexo. Por isso é extremamente importante que artistas, produtores e entidades continuem se organizando para eleger seus representantes no Fórum Permanente de Cultura e no Conselho Municipal de Cultura.
A partir de 2011, o Conselho será o responsável em direcionar a verba da Cultura através de editais específicos para os segmentos atuantes na cidade. Portanto, falando o português claro, quem quer dinheiro, incentivo, seja através de lei ou de qualquer outra forma, é imprescindível participar deste processo indo nas reuniões, propondo alternativas e elegendo seus representantes.
Aprovar o Conselho Municipal de Cultura através de lei é uma importante vitória para os Profissionais da Cultura, mas isso é só o começo. E essa vitória só foi possível por que inúmeros Profissionais da Cultura se dedicaram a fazer o lado burocrático do processo, pois se dependesse apenas da classe política, certamente não seria possível, tanto por falta de conhecimento quanto por falta de vontade política.
Existem rumores de que um pequeno grupo quer se apoderar da produção cultural local, críticas comuns as reuniões do Fórum. No entanto, a participação é livre e todos estão convidados a participar, sem qualquer distinção. Tentamos divulgar as atividades do Fórum sempre que possível, possuímos uma lista de e-mails com mais de trezentas pessoas cadastradas (além do mailing da Divisão de Cultura) das quais, muitas participaram da Conferência Municipal de Cultura, mas infelizmente atraímos dez ou cinco pessoas nas reuniões.
Reclamar, criticar e pedir verba sempre foi fácil, ainda mais com a defasagem histórica da cultura na cidade. O difícil é abandonar o conforto de nossas casas em um segunda-feira a noite, por exemplo, para sentar em uma cadeira e ficar discutindo o que fazer, como fazer e para quem fazer.
Hoje somos um pequeno grupo, dispostos até mesmo a virar vidraça,
mas as conquistas serão coletivas, por isso segue o apelo a participação. Precisamos de oposição, contra-ponto, pontos de vista diversos, precisamos de discussões efetivas, não de murmúrios descontentes pelos becos.
Acreditando ou não, concordando ou não, a participação e a politização dos produtores, artistas e população em geral é extremamente necessária neste processo.
Muitos já deram a cara pra bater, só falta a sua!
Saudações Culturais!
Fórum Permanente de Cultura
Reuniões: última segunda-feira de cada mês, às 19hs.
Próxima reunião: 20/12
Local: Centro Educacional e Cultural Brasital
Infos: cultura@saoroque.sp.gov.br
mario81_sr@hotmail.com
Um comentário:
Bacana, vou acompanhar.
Postar um comentário