terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tua Obra, Teu Pão! - show musical

 
Esses dias eu tive o privilégio de assistir novamente o espetáculo musical "Tua Obra, Teu Pão - Canções para Darcy Penteado", do compositor Edson D'aísa, na Oca do Nativos Terra Rasgada (Sorocaba/SP). A apresentação contou com os arranjos e direção musical de Matheus Pezzota (violonista) e participação especial de Paulo Mantovani (clarinete).
 
Durante cerca de uma hora, Edson D'aísa convidou os presentes a mergulhar na vida e obra da maior expressão artística de sua cidade, um artista plástico aclamado em todo o mundo por sua ousadia e talento: Darcy Penteado, nascido em São Roque/SP.
 

As canções são precedidas por textos poéticos e compreendem diversos ritmos (samba, bossa nova, blues, valsa, entre outros). Um repertório intimista, que não segue uma cronologia lírica ou musical, mas apresenta todas as fases de Darcy Penteado, como artista e ser humano.
 
Impossível não destacar a qualidade do espetáculo. Matheus Pezzota (violão) e Paulo Mantovani (clarinete) criam a cama perfeita para a voz de Edson D'aísa. Os três instrumentos soam como uma só voz e propiciam o ambiente ideal para o público imergir nas obras do artista plástico, reproduzidas no palco durante a apresentação.
 
Ao reconhecer, valorizar e resgatar a história de Darcy Penteado, o compositor mostra toda a sua generosidade enquanto artista, além do envolvimento com sua cidade enquanto autor, no entanto, isso não basta. Para quem conhece a vida e obra de Edson D'aísa, o show é apenas um detalhe, pois a amplitude de seu trabalho ultrapassa o entorno de suas produções. Além de construir sua família no pilar das artes, trabalhar sempre ao lado de seus filhos e esposa, todos desenvolvendo funções específicas em seus projetos, de forma profissional, Edson atua como um militante na sua cidade, sendo um dos principais responsáveis pela criação do Fórum Permanente de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura de São Roque.

É por essas e outras, que nem cabem nesse texto, que seu trabalho tem um valor inestimável para a cultura como um todo!



Texto e fotos
Por Mário Barroso

Um comentário:

isa várias idéias disse...

Mario, como sempre você teve a sensibilidade de entender e retratar em tão belas palavras a tradução do que o show tentou passar ao público. Me sinto lisonjeada com tanto respeito e amizade que vc tem com a minha família e principalmente ao reconhecimento do trabalho do Edson que sempre tenta em suas criações resgatar as nossas raízes
culturais.
Ter pessoas como vc sempre por perto para compartilhar ideais é muito bom. Grande abraço e parabéns pelo belo texto.