terça-feira, 3 de novembro de 2009

II Conferência Municipal de Cultura de São Roque/SP

Dia 28 de outubro foi realizada a II Conferência Municipal de Cultura de São Roque/SP. No período da manhã a mesa foi composta por representantes dos setores de música e artes plásticas, palestrantes convidadas, chefe da Divisão de Cultura, presidente da Câmara Municipal e Chefe do Executivo (os dois últimos se ausentaram antes mesmo do início das palestras, quando na ocasião o mestre de cerimônias disse que eles teriam "questões mais importantes para tratar sobre o município").

Cerca de 80 pessoas se inscreveram mas um número consideravelmente menor participou das mesas de discussão à tarde. Foram levantadas propostas para a Conferência Estadual de Cultura e eleitos os representantes (delegados) do município: Mário Barroso e Pedro Cuba da sociedade civil e Fernanda Rullli representando o poder executivo.

Merece especial destaque as propostas levantadas pelas mesas de discussão para a cidade de São Roque e apontar que foi senso comum entre os presentes a criação de uma Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Cultura, de uma Lei de Incentivo e de um Fundo Municipal de Cultura.

Para dar continuidade a este processo democrático participativo de instauração do Plano Municipal de Cultura, um grupo de pessoas denominado "Grupo Cultura Interior" estará se reunindo nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Centro Comercial Cidade (na sala da AHPCE).

É necessária a participação de diversos setores da sociedade civil (artistas, produtores, gestores, empresários, enfim) para nos mobilizarmos e cobrarmos ações do poder executivo e legislativo. Os temas tratados na próxima reunião serão os seguintes:


1) Avaliação da Conferência Municipal


2) Informes sobre o Plano Municipal de Cultura

3) Discussão do Regimento Interno do Conselho Municipal de Cultura

4) Definição do Logo do Grupo Cultura Interior São Roque

É importante frisar que este não é o primeiro e nem será o último ou o único grupo de discussão sobre a questão da cultura em São Roque. No entanto, convidamos todos os interessados em construir uma política pública de cultura para nossa cidade, independente de particularidades político-sociais.


Para mais informações, seguem abaixo os contatos:
(11)9898.2101
culturainteriorsaoroque@gmail.com

Nenhum comentário: