terça-feira, 10 de março de 2015

Teatro de Páscoa 2015 entra em cena na última semana de março

Desde 2011 o Teatro de Páscoa é realizado na cidade de São Roque, apresentando produções artísticas distintas e equipe técnica dedicada a realizar um trabalho de qualidade, privilegiando atores e profissionais locais nas mais diversas funções. Em 2015, a peça será realizada de 27 a 29 de março, às 20h, na Brasital. Para retirar o ingresso, o público deverá doar um litro de leite (o material arrecadado será destinado a instituições que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social).

“O Teatro de Páscoa passou a ser um grande encontro anual, onde em pouco mais de um mês levantamos o espetáculo com muita alegria, que para mim é o grande sentido da Páscoa”, afirma a diretora artística Lisa Camargo.

Este ano, a equipe conta com 23 pessoas (dezessete atores, dois músicos e quatro membros na produção). Assim como nos anos anteriores, dois grupos de teatro da cidade integram o elenco: a Companhia de Eros e o Grupo Casca Grossa. "Teremos ainda dois convidados do Coletivo 09, de Mairinque, além de alguns atores de São Paulo. Quem irá interpretar Jesus? Ainda é segredo”, declara a diretora.

A cada edição, a abordagem e o enfoque do trabalho se diferenciam. Como não há a preocupação em seguir rigorosamente a versão bíblica ou destacar apenas os aspectos religiosos, a encenação possibilita metáforas, poesia, ficção e não se apoia apenas em textos canônicos, aceitos pela Igreja.

“Este ano dedicamos a pesquisa sobre as mulheres que seguiam Jesus. Durante esse processo descobrimos que a partir do século IX verificou-se quase simultaneamente em todo o mundo católico romano o culto a essa representação dramática, tendo como ponto de partida a celebração da Páscoa”, comenta Lisa Camargo.


Assim, surgiu o tema de 2015: “Visitatio Sepulchri”. Privilegiando o papel da mulher, no centro esta o evangelho apócrifo de Maria Madalena. A reflexão proposta é o amor pela humanidade em tempos de tanta violência, algo que ainda parece apenas ao alcance de personagens como Jesus.

Nenhum comentário: