sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Expedição São Roque / Uruguai é concluída com sucesso


O ciclista Wilson Marinho completou a façanha de viajar com sua bicicleta de São Roque/SP até Punta Del Leste, no Uruguai, em apenas oito dias. Wilson saiu no dia 12 de Janeiro, às 5h30 da manhã e chegou a Punta Del Leste no sábado (21/01), às 20h30.

“No primeiro dia eu percorri 240Km, foi bem tranquilo e rendeu bastante. Já o segundo dia foi muito sofrido por causa do trecho de serra, entre Cajati/SP e São José dos Pinhais/PR”, comenta o ciclista.

Segundo Wilson, poucos imprevistos o prejudicaram na viagem. “No primeiro sábado enfrentei chuvas fortes com muito vento até chegar em Florianópolis. Esse foi um dos fatores que mais me prejudicou, no mais, a viagem foi bem tranquila. Já os últimos 100Km para chegar em Punta Del Leste foram muito dolorosos devido a canseira física, mesmo eu estando devidamente preparado para o percurso. Além disso, fui surpreendido pela má qualidade de alguns trechos, onde tive os pneus da bicicleta furados por diversas vezes, chegando a cerca de cinco vezes em menos de 10Km”, declara.

Wilson Marinho registrou toda a viagem em um diário de bolso e produziu cerca de 1.000 fotos durante o percurso. “Quando cheguei na Serra de Santa Catarina tive uma sensação única, que eu nunca havia sentido em cima da bicicleta. Já nas estradas do Uruguai eu me senti o Kevin Costner no filme ‘American Fly’, pois as estradas lembram muito o filme e a paisagem é encantadora”, brinca o atleta.

O ciclista conta como irá utilizar os dados colhidos na viagem durante as aulas de matemática, que ministra no ensino público e privado. “Eu vou relacionar questões de razão, proporção, equivalência. Por exemplo, no câmbio entre real e peso na fronteira, no cálculo da velocidade média que percorri o trajeto, na distância total percorrida, na quantidade de alimentos e suplementos necessários para manter o condicionamento físico, entre outras questões quantitativas”.

Wilson contou com o patrocínio de Pimenta Terraplanagem, Expresso Regional, Prefeitura da Estância Turística de São Roque e Bikeshow, o apoio de Madeireira Santa Filomena, Silvinho Chaveiro, Master Redes, Criativa Comunicação Visual, do vice-prefeito de São Roque, Miro Manfredi, além dos vereadores João Paulo de Oliveira e Etelvino Nogueira.

O ciclista começa agora a preparação para cruzar toda a Cordilheira dos Andes, saindo de São Roque novamente. Para ver as fotos da viagem acesse o perfil do ciclista no facebook: Wilson Marinho.

Nenhum comentário: