quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Sinto vergonha de mim!"


"Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o "eu" feliz a qualquer custo,
buscando a tal "felicidade"
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos "floreios" para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre "contestar",
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.
Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo brasileiro!

De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem- se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto".

Autoria: Rui Barbosa
(Discurso feito no Senado Federal em 14 de dezembro de 1914).

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia 26 de Abril tem CANGACEROS no MANIFESTO BAR em SP

Na próxima quinta-feira (26/04), às 21hs, a banda CANGACEROS fará o show de lançamento do álbum “Sociedade Hospício”, no Manifesto Bar (São Paulo/SP). O evento irá contar com a participação da banda Rock Break, que fará a abertura da noite tocando clássicos do rock.
 
A banda CANGACEROS, formada por Ivan Nízer (vocal), Mário Barroso (vocal e guitarra), Waldir Verillo (baixo), Lucas Cruz (bateria) e Caio Silvah (guitarra solo) irá apresentar o repertório do novo álbum em uma apresentação de uma hora de duração.
 
O público presente vai ganhar o novo CD da banda, que conta com 13 músicas autorais. As principais influências dos CANGACEROS são: Raimundos, Rage Against The Machine e Raul Seixas. Ou seja, rock nacional com letras contextualizadas e riffs que variam do punk ao metal. Para conhecer o novo trabalho da banda, acesse: www.youtube.com.br/cangacerosoficial.
 
“Batalhamos muito tempo para gravar e lançar esse trabalho, totalmente independente, o Manifesto Bar será o local ideal para o lançamento. Esperamos contar com a força do público rock’n roll de São Paulo e região”, declaram os integrantes.
 
A banda CANGACEROS também possui um site com fotos, músicas, vídeos, entre outras informações: www.cangaceros.com.br. Compareça no evento e apóie o rock nacional autoral!
 
 
Serviço:
Manifesto Bar
Rua Iguatemi, nº36 – Itaim Bibi – São Paulo/SP.
Entrada: R$20,00.
Informações: info@manifestobar.com.br / cangaceros@hotmail.com
Tel.: (11)9898.2101 / 3168.9595 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Cultura brotando da pedra!

Certo dia, caminhando pela pedreira de São Roque/SP e observando aquele paredão imenso de pedra, tive o prazer de ver algo encantador. Do meio daquela massa com inclinação abrupta, em determinado ponto, uma pequena árvore exibia o verde reluzente de suas folhas. A natureza é realmente incrível! Como, em meio aquele paredão que parece ser intransponível, uma pequena árvore tem a ousadia de brotar suas cores?
Pois é assim que eu vejo a Cultura de São Roque hoje. Independente dos obstáculos que estão pela frente dos artistas e produtores locais, que muitas vezes parecem instransponíveis pois também estão localizados em um gigantesco paredão de pedra (a ignorância, em suas mais diversas manifestações), a Cultura brota!

Tive o prazer de fazer parte de mais um projeto cultural de nossa cidade, o Teatro de Páscoa. Um evento que faz quem trabalha com Cultura olhar diferente para o nosso quintal. Uma proposta que privilegiou profissionais das mais diversas áreas, das mais diversas idades.

Um projeto onde todos foram donos, onde a vaidade caiu da cadeira e a ousadia venceu o medo. Mais bonito do que ver o resultado do espetáculo foi ver a emoção dos jovens, crianças, dos homens e mulheres da produção. Aliás, pude observar crianças trabalhando como gente grande e adulto chorando que nem criança no final. Em cada abraço, em cada lágrima que caiu após o espetáculo, foi possível ver como é simples ser feliz fazendo o que gosta. Ninguém ganhou rios de dinheiro, porque o pão foi dividido entre todos na mesa e a produção soube conduzir brilhantemente todo esse processo de forma transparente e equilibrada.

Houveram imprevistos, algumas discussões, sugestões de um no trabalho do outro, mas tudo apenas pelo objetivo comum: produzir um evento de qualidade. Independente da visão artística dos mais críticos, ou da ausência dela, o fato é que o evento foi um sucesso!

E assim como a árvore que brotou da montanha de pedra, a Cultura de São Roque vive e sobrevive. Eu tenho o prazer de observar que ela brota dia após dia, contemplar e participar disso tudo. Caso você queira se envolver, nossa cidade conta hoje com diversas formas de participação. Temos um Fórum Permanente de Cultura, que é realizado toda primeira segunda-feira do mês, âs 19hs., no CEC Brasital. Também temos um Conselho Municipal de Cultura que a cada dia se fortalece, discute e envia propostas aos governantes locais. Espaços da onde surgem, se organizam e atuam os mais diversos Profissionais da Cultura da cidade.

Basta querer se envolver e ajudar a desmistificar e desconstruir os paredões de pedra que parecem condenar a nossa realidade ou, se preferir, aparecer nos eventos e produções futuras para ver e aplaudir (como mais de 800 pessoas fizeram no último final de semana), isso já basta!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Teatro de Páscoa foi exibido para mais de 800 pessoas


Neste final de semana o Teatro de Páscoa foi exibido em São Roque/SP e emocionou o público. A produção do evento teve que realizar sessão extra no segundo dia do evento devido ao grande número de espectadores. Ao todo, mais de 800 pessoas prestigiaram as apresentações que foram realizadas às 19h30, no Salão Regente Gentil de Oliveira, no CEC Brasital.
Os presentes puderam conferir um espetáculo impecável, com interpretações coesas e muito bem executadas. Difícil é escolher um destaque entre tantos talentos envolvidos no projeto.

O apóstolo João, personagem interpretado pelo ator Tom Ravazzoli, conduziu o público pela história e vida de Jesus Cristo de forma cativante. O jogo de luz levou o público a focar em cada cena, despertando a atenção para os detalhes das passagens ilustradas.

A produção do evento afirma que o objetivo foi cumprido. “Nós queríamos oferecer um espetáculo teatral, com um roteiro simples, porém, carregado de significados e elementos que fossem capazes de emocionar o público. Esperávamos fortalecer a cena teatral da cidade com esse projeto e alcançamos nosso objetivo. Agradecemos todos os profissionais envolvidos, os grandes responsáveis pelo sucesso do evento”, declaram Edson D’aísa e Isabel Pezzotta.
O Teatro de Páscoa foi uma realização da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, com produção da D’aísa Produções Culturais. A Direção Artística do evento foi de Amanda Sobral, Direção de Elenco de Lisa Camargo, Figurinos e Cenografia produzidos por Marco Lessa. A Direção Musical ficou por conta do músico João Bid. O Elenco contou com atores do Grupo Autônomos, Cia de Eros, alunos das oficinas de teatro oferecidas pela Divisão de Cultura, com participação especial do grupo Nativos Terra Rasgada (Sorocaba/SP).

Para ver fotos das apresentações acesse o perfil do evento no Facebook (Teatro de Páscoa).

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Teatro de Páscoa começa nesta sexta-feira em São Roque/SP


Dias 06,07 e 08 de abril, às 19h30 no CEC Brasital será realizado o Teatro de Páscoa. A entrada será gratuita. Este ano a produção do evento conta com inúmeros profissionais da cultura da cidade trabalhando em conjunto.
O Teatro de Páscoa é dirigido por Amanda Sobral, com direção de elenco de Lisa Camargo. Os figurinos e a cenografia foram produzidos por Marco Lessa. O elenco conta com atores do Grupo Autônomos, Cia de Eros, alunos das oficinas de teatro oferecidas pela Divisão de Cultura e participação especial do grupo Nativos Terra Rasgada.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque, com produção da D’aísa Produções Culturais. Para ver fotos dos ensaios e obter mais informações sobre o evento, acesse: http://teatrodepascoa.blogspot.com