quarta-feira, 28 de março de 2012

Teatro de Páscoa será na próxima semana


Dias 06,07 e 08 de abril, às 19h30 no CEC Brasital será realizado o Teatro de Páscoa. Este ano a produção do evento conta com inúmeros profissionais da cultura da cidade trabalhando em conjunto.

O Teatro de Páscoa é dirigido por Amanda Sobral, com direção de elenco de Lisa Camargo. Os figurinos e a cenografia foram produzidos por Marco Lessa. O elenco conta com atores do Grupo Autônomos, Cia de Eros, alunos das oficinas de teatro oferecidas pela Divisão de Cultura e convidados.

“Nosso objetivo é fortalecer a cena teatral e a produção cultural local com esse projeto. Optamos em reunir profissionais da cidade que vêm se destacando com seus trabalhos, seja na produção de figurino, direção, elenco, trilha musical. Foi uma excelente oportunidade que tivemos para incentivar o trabalho dos diversos profissionais da cultura da cidade”, comentam Edson D’aísa e Isabel Pezzotta, responsáveis pela produção do evento.

Para Marco Lessa, que já trabalhou com a produção de figurinos e cenografia na última edição, este ano o desafio é motivador. “O cronograma para produzir e finalizar o material é extremamente curto. No entanto será muito prazeroso ver o resultado do trabalho na próxima semana. Quero surpreender o público e contribuir para que a peça seja um sucesso”, declara.

O músico João Bid comenta como foi o trabalho de criação da trilha musical do Teatro de Páscoa deste ano. “Quando fui convidado para participar do projeto comecei a pensar na Paixão de Cristo e em como aproximar a cultura brasileira à trilha musical do espetáculo. Pesquisei inúmeros compositores e encontrei o caminho em obras de Naná Vasconcelos, Milton Nascimento, Egberto Gismonti, enfim, a trilha vai caminhar por aí”.

O Teatro de Páscoa é uma realização da Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque, com produção da D’aísa Produções Culturais. A entrada do evento será gratuita. O público poderá retirar os ingressos no local, com antecedência mínima de uma hora do espetáculo. Serão disponibilizados 200 lugares para cada dia de apresentação. A faixa etária indicada para o público é a partir dos 10 anos de idade, com restrição para crianças de colo.

Para ver fotos dos ensaios e obter mais informações sobre o evento, acesse: http://teatrodepascoa.blogspot.com.

segunda-feira, 26 de março de 2012

TEATRO DE PÁSCOA privilegia cena teatral local


Em abril de 2012 o público de São Roque e região poderá prestigiar um espetáculo diferenciado: o Teatro de Páscoa. Este ano, o evento conta com inúmeras inovações que prometem envolver e emocionar o público.

Amanda Sobral, Diretora Artística do Teatro de Páscoa, esclarece alguns detalhes do novo trabalho que vem sendo desenvolvido. “No ano passado nós já apresentamos uma proposta diferente da tradicional interpretação do Auto de Páscoa, fazendo o público andar junto com as cenas, utilizando vários espaços da Brasital. Este ano nós estamos apostando em uma nova temática, onde o público ficará em destaque no espetáculo, utilizando um local que todos os cidadãos já conhecem, mas com uma resignificação do espaço cênico”.
No Teatro de Páscoa de 2011 a história foi narrada pelo personagem “Tempo”. Uma figura fantasmagórica que conduziu o público durante toda a peça. “Este ano o fio condutor do espetáculo será o apóstolo João, que ao fim da vida preso e condenado a viver em uma ilha por ser adepto ao cristianismo, teve diversas visões e relatou tudo no livro que conhecemos hoje como o Apocalipse. Essa temática que vai nortear toda a peça. Além da história da Páscoa, paralelamente, terá outro tempo histórico: o tempo de João, que vai contando aos prisioneiros suas visões, fazendo a revelação do Apocalipse durante o espetáculo”, comenta Amanda Sobral.
Para Lisa Camargo, responsável pela Produção de Elenco, a cena teatral sairá ainda mais fortalecida com esse trabalho. “A ideia foi reunir o maior número de pessoas que fazem parte da cena teatral local, convidando também parceiros da região para compor o elenco. É um momento de grande união dos grupos de Teatro da cidade, com a Cia de Eros que eu coordeno e o Grupo Autônomos coordenado pela Amanda Sobral trabalhando juntos, visando o fortalecimento da cena, bem como, a parceria entre artistas e produtores”, declara.


Segundo a Diretora Artística, Amanda Sobral, o público poderá prestigiar um evento de qualidade: profissional e emocionante. “É um trabalho diferenciado, cuidadosamente construído, que utiliza a linguagem teatral com todo o seu poder de emoção, interação palco e plateia, comunicação, efeitos de luz, sonorização, enfim. As mudanças propostas para este ano visam acrescentar um olhar diferente para o fazer teatral da cidade e trazer mais qualidade ao evento”, finaliza.

O Teatro de Páscoa é uma realização da Prefeitura da Estância de São Roque e produção da D’aísa Produções Culturais. Para ver fotos dos ensaios e ficar por dentro da programação do evento, acesse: http://teatrodepascoa.blogspot.com

ENSAIOS - Teatro de Páscoa