quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"Nosso Quintal"


Na manhã de segunda-feira, 30/01, o Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Turística de São Roque realizou a aula inaugural para os profissionais da rede pública de ensino.

O evento, que contou com o apoio da Divisão de Cultura e foi produzido pela D’aísa Produções Culturais, teve como objetivo proporcionar um olhar diferente para a antiga fábrica de tecidos Brasital, apresentando como tema principal “Nosso Quintal”.

Cerca de 800 profissionais da rede de ensino municipal prestigiaram uma manhã repleta de história, arte e cultura numa produção coletiva dos grupos artísticos da cidade. Os presentes foram convidados a fazer um passeio itinerante pela Brasital e conferir as cenas desenvolvidas especialmente para o evento.

A produção preparou o local para proporcionar uma viagem no tempo, colocando personagens da época em cena, como as espuladeiras, as tecelãs, o contramestre, entre outros trabalhadores típicos da antiga fábrica de tecidos. Provocou sensações e despertou sentidos com a instalação de uma trama de retalhos na sala de panos. No salão Gentil de Oliveira, onde funcionava a Sala Nova da tecelagem, atores coreografavam movimentos dos tecelões com sons de teares e apito.

Os grupos de teatro Cia de Eros e Autônomos emocionaram os presentes com suas performances. Jovens atores, amadores e profissionais, que vêm se destacando nos últimos anos na área do Teatro, no interior paulista.


As Espuladeiras

As Tecelãs

O Contramestre
























A          Linha










e            o            Linho
 
 




Ao final do trajeto criado pela produção, o público foi levado a uma tenda montada nos fundos do prédio, onde os compositores Edson D’aísa e João Bid abriram o show Jurupari, do violeiro Paulo Freire, que fez um convite a conhecermos o “Nosso Quintal”, nosso Brasil. Os presentes se divertiram com os causos e canções do compositor, um dos violeiros mais prestigiados do país na atualidade que encantou a todos, mostrando simplicidade e carisma.

Edson D'aísa e João Bid
 

Paulo Freire


A D’aísa Produções Culturais ainda convidou os educadores a relatarem de forma escrita e falada “Como é o seu quintal?”, fazendo com que todos refletissem sobre o espaço que ocupam em sua cidade, aguçando a sensibilidade dos educadores para a cultura local.

Segundo o escritor e violeiro Paulo Freire, esta é melhor maneira de começar um ano letivo. “Nunca vi um espetáculo com uma proposta tão bem elaborada, com o tanto de assunto que carrega a nossa terra, temos que sair e brincar com as crianças e as violas nesse quintal. Bão!”, exclamou o compositor.

O evento contou com a presença da Diretora de Educação, Márcia de Jesus Costa Nunes, e do Prefeito, Efaneu Nolasco Godinho, que fizeram um breve pronunciamento pedindo empenho e dedicação de todos para continuar melhorando as condições do ensino no município.