segunda-feira, 27 de junho de 2011

Inverno Cultural

Todos os Domingos de Julho das 14h às 16h

No mês de Julho de 2011 a cidade de São Roque/SP, localizada a apenas 60 Km da capital paulista, será palco de um evento que privilegia cultura, arte e gastronomia, intitulado “Inverno Cultural”.

O evento contará com atrações musicais, interpretações teatrais, contação de histórias infantis, oficinas, entre outras atividades. O ambiente acolhedor e familiar da Adega Vinhos Canguera e do Restaurante Nostra-Villa será o local onde os visitantes poderão apreciar a programação cultural, os vinhos e o menu especial da casa.

O primeiro domingo de Julho será voltado para as crianças. Embaixo de uma árvore chamada de “Pé de Livro”, histórias infantis de diversos autores brasileiros serão contadas de forma lúdica por um personagem representado pela educadora Karen Vieira, que irá colher as obras da árvore como colhemos os frutos. Logo após, será realizada a oficina “Transformando terra em tinta”, pelo permacultor Perceu Pezzotta, uma atividade que pretende aproximar as crianças da natureza brincando.


Dia 10 de Julho será a vez da programação “Cordas e Cantos” onde o músico João Bid irá apresentar o show musical “Ensaio sobre nossas coisas”, com participação especial do violonista Celsinho Andrade. O show consiste em um apanhado sobre a cultura e as características típicas do modo de vida no interior.


Na semana seguinte, 17/07, será realizada a “Adega em Cena”. Revelações do teatro amador da cidade de São Roque interpretarão as obras “O Rei que fazia desertos”, de José Saramago e “Memórias esdrúxulas”, de Fernando Pessoa.


A literatura volta a ser destaque na programação “Causos e Poesias”, no dia 24 de Julho. Os presentes poderão bater um papo com o escritor Roberto Godinho, que contará algumas histórias do imaginário popular compiladas na obra de sua autoria “Ida e Volta”, com interpretações teatrais de alguns textos do livro por jovens atores da cidade e músicas por Edson D’aísa no violão.


A programação encerra com “Cordas e Cantos”, onde o músico Edson D’aísa irá apresentar o show musical “Todos os Cantos do Vale”, com participação especial do violonista Matheus Pezzotta. Um passeio pela história da cidade e de personagens importantes de São Roque.



Serviço
Inverno Cultural – Todos os Domingos de Julho das 14h às 16h.
Local: Adega Vinhos Canguera e Restaurante Nostra-Villa.
Reservas: (11)4711.1304 / 9997.8416
Assessoria de Imprensa: (11)9898.2101 – Mário Barroso

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Gabeira na Brasital

“O escritor possui uma sensação irresistível de se colocar no lugar do outro” (Fernando Gabeira)


Dia 21/06, Fernando Gabeira participou do programa “Viagem Literária”, da Secretaria de Estado da Cultura, na Biblioteca Pública Municipal Arthur Riedel, em São Roque/SP. Gabeira contou sua história e respondeu perguntas sobre luta armada, código florestal, legalização das drogas, literatura, entre outros temas. O Blog Cultura Interior prestigiou o evento e fez uma entrevista com o escritor.


Movimento Estudantil

Quando questionado sobre o atual papel político dos jovens e do movimento estudantil no Brasil, Fernando Gabeira disse não ver protagonismo e criticou a relação da UNE com o governo. “O movimento estudantil depende do contexto histórico de onde atua. Hoje vivemos uma situação singular no Brasil onde a relação do movimento estudantil com o governo é de ‘chapa branca’. O governo Lula financiou a UNE, por exemplo, e isso não é nada positivo para o movimento”.

Legalização das Drogas e “Marcha da Maconha”

Recentemente a discussão sobre a legalização das drogas tem estampado as manchetes da imprensa no Brasil. Fernando Gabeira já defendeu publicamente em diversas ocasiões a legalização da maconha, por exemplo. Agora, adota uma posição mais conservadora, dizendo que o país tem que se preparar antes de fazer a legalização.

“Essa história da maconha daria uma palestra. Eu sou ligado ao movimento em defesa da legalização desde 1979. Na época do governo do Fernando Henrique eu também fui convidado, junto com o deputado Elias Murad, para encampar essa discussão pelo país, pois o governo queria avaliar essa questão junto à sociedade, abrindo um debate. Observando até mesmo como eram formadas as mesas pude perceber que a situação é muito mais complexa. Nos debates havia sempre um representante da polícia, um de familiares de usuários e um representante de alguma religião. Depois de avaliar os debates por um tempo percebi que os Estados não podem liberar algo que eles não têm parâmetros para controlar. Na Holanda os coffee shops (onde as pessoas compram maconha para consumir no local) são monitorados. Há um monitoramento por câmeras e um controle muito mais sofisticado. Com relação ao Brasil e a recente ‘Marcha da Maconha’, acho que a manifestação é legítima, afinal não há nenhuma lei que não possa ser contestada. E ainda acredito que quem deveria tratar dessa questão é o Congresso Nacional. O parlamento brasileiro é tão covarde e escondido, ligado apenas aos interesses de governo, que não trata das questões mais polêmicas da nossa sociedade. No entanto, para legalizar as drogas no Brasil eu vejo que o ponto central é a polícia, que muitas vezes é responsável em auxiliar o tráfico ao invés de combatê-lo”.

O escritor ainda comentou a pergunta da platéia sobre FHC estar usando a legalização com interesses eleitorais, para se promover entre o público jovem. “Vejo que o Fernando Henrique já tem cerca de 80 anos, não é candidato a nada e acho que ele está defendendo uma política internacional, sem nenhum interesse eleitoral”.

Código Florestal

Durante o bate-papo com os jovens, Fernando Gabeira foi questionado sobre as mudanças no Código Florestal brasileiro. O escritor tem uma posição otimista, porém crítica, sobre a situação.


“Nós evoluímos, temos uma posição muito melhor do que no passado. Nos anos 70 o governo vigente era totalmente avesso a questão ambiental, chegando ao ponto de fazer anúncios em jornais como o The New York Times do tipo: ‘venha para o país da poluição! Aqui suas empresas poluentes são bem-vindas!’. No entanto, a discussão atual sobre o Código Florestal está sendo conduzida de maneira equivocada, tratando todo o território nacional sem distinções. Nós defendemos o zoneamento ambiental, pois assim elevamos a forma como iremos estabelecer os critérios da regulamentação. Hoje estamos criando padrões para regiões que possuem características diversas. Com relação a fiscalização dos crimes ambientais e as multas, temos a transgressão dos autuados. As multas não são pagas e geram processos que nunca são resolvidos. Além disso, o IBAMA possui falhas de estudo e avaliação que abrem precedente para os advogados dos infratores. Precisamos estabelecer uma base científica sólida para tratar dessa discussão”

Luta Armada

Fernando Gabeira foi um dos principais personagens da revolução armada contra a última ditadura militar no Brasil, participando ativamente no emblemático sequestro do embaixador norte-americano e depois relatando a história no livro “O Que É Isso, Companheiro?”. Durante a entrevista, o escritor falou como avalia esse tipo de luta, após anos de vivência política.


“A minha paixão hoje é muito mais ‘gandhiana’. Eu considero que essa é uma forma de luta equivocada, salvo raras exceções. Se formos invadidos por um país ou se tivermos um embate social (como foi a questão do racismo na África do Sul). No caso brasileiro, a luta foi travada por um grupo que acreditava estar representando a vontade da sociedade brasileira da época, mas o país não queria a luta armada. Muitas pessoas lutaram pacificamente para acabar com a ditadura e acho que se todos tivessem seguido esse caminho a ditadura teria terminado muito antes”.

Allende – Assassinato ou Suicídio

Outra questão levantada pelo Blog Cultura Interior foi o caso do ex-presidente chinelo Salvador Allende. Recentemente foi anunciada a exumação do corpo de Allende para avaliar se houve suicídio ou assassinato. Gabeira, que esteve exilado no Chile na época dos acontecimentos, acredita que a verdade está próxima de ser revelada.

“Eu acredito que ele foi assassinado. Mas acho que temos de esperar a conclusão do estudo para ter certeza do que ocorreu na ocasião”.

por Mário Barroso
MTB: 47.431/SP

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nomeação do Conselho Municipal de Cultura


Na última terça-feira, 14/05, os Conselheiros eleitos pelo Fórum Permanente de Cultura tiveram uma reunião com o Prefeito Efaneu Nolasco Godinho em seu gabinete para tratar do decreto de nomeação do Conselho Municipal de Cultura de São Roque.

Há cerca de três meses o Fórum Permanente de Cultura enviou para o Prefeito os nomes dos Conselheiros eleitos em Assembléia Geral e a Câmara Municipal também enviou o nome do seu representante. O objetivo da reunião solicitada pelos Conselheiros era questionar quando será decretado oficialmente a nomeação dos mesmos.

Segundo o Prefeito a nomeação depende apenas do Departamento Jurídico para sair e não há nenhum impedimento para a mesma. Na ocasião, o atual Prefeito elogiou a participação popular na criação do Conselho Municipal de Cultura enfatizando a importância dessa ferramenta para a gestão da Cultura no município.

Os Conselheiros ainda entregaram um ofício ao Prefeito solicitando o aumento do repasse de verbas para a Cultura para 1% do orçamento do município. Essa reivindicação vai de encontro à PEC 150, Proposta de Emenda Constitucional aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados que obriga o repasse de 2% do orçamento do Governo Federal para a Cultura, 1,5% dos estados da federação e 1% dos demais municípios.

“Caso a nossa reivindicação vire realidade, São Roque vai contar com mais de R$1 milhão de reais para a Cultura. É importante frisar que esse investimento proporcionará a realização de festivais, mostras, eventos, shows, peças de teatro, apresentações de dança, circo, por exemplo, elevando a imagem da cidade, dando mais opções de lazer, educação e cultura para a população, além de contribuir com a vinda de turistas. Também reivindicamos oficialmente a criação do Fundo Municipal de Cultura para o ano de 2012. Há alguns anos atrás, já na gestão do atual Prefeito, a Prefeitura assinou um documento comprometendo-se em fazer parte do Sistema Nacional de Cultura e dentre as exigências desse compromisso estão a criação do Fórum, do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura. Esse será mais um importante passo para que os Profissionais da Cultura não necessitem apenas de recursos municipais e contem com recursos federais para a produção e fruição de suas atividades”, afirmam os Conselheiros.

Ao final da reunião, os Conselheiros colocaram ao Prefeito que ficaram extremamente decepcionados e indignados quando analisaram os documentos da LDO 2012 e viram que além do recurso ser insuficiente, a “Cultura” sequer é mencionada entre os principais objetivos do executivo e diretrizes gerais para o ano seguinte.

O Prefeito afirmou que irá avaliar as propostas e que o Conselho Municipal de Cultura será nomeado através de decreto do executivo o mais breve possível.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Não se afaste das pessoas que você ama!

Não se afaste das pessoas que você ama, não cometa essa falta! Por mais que tenham dito algo que você não gostou (e que às vezes você nem ouviu). Por mais desaforos ou descasos que você acha ter sido vítima, não vale a pena!


Não abandone sua família, independente das desavenças ou pecuinhas. Não se afaste dos amigos, nem que eles se afastem de você.

Não caia na besteira de achar que você é ou foi vítima da inveja ou do olho gordo de alguns, porque nesse momento centenas estão torcendo e até orando pelo seu sucesso!

Não deixe de visitar aqueles parentes que moram na esquina da sua casa, mas que você não vê há anos por algum motivo besta!

Não acredite que você não precisa deles, por mais que não precise no momento. Não se esconda em casa enquanto aquela festa de família está rolando e você não foi apenas porque nem foi convidado para uma data importante num passado recente.

Engolimos tantos sapos de pessoas desconhecidas e não temos a mesma tolerância com os membros do nosso corpo, da nossa alma, do nosso sangue.

Não vá embora quando pode ficar mais um pouco. Não tenha orgulho de pedir perdão ou de perdoar. No final, nada disso vale!

Quantos vieram e já se foram sem resolver uma discussão ou mal entendido. Deixe que suas lágrimas sejam puras no velório, apenas vertendo a saudade!

Não fique remoendo, nem de vez em quando, aquela situação atravessada que você passou e sentiu e ainda ressente. Por mais jovem ou velho que você seja, existem coisas nas pessoas muito mais valiosas, procure! Se não encontrar, invente!

A vida é tão efêmera e tão bela, para que se apegar as coisas ruins de cada pessoa, se tantas coisas boas dos outros estão aí pra você se inspirar.


Não deixe de mostrar e demonstrar o seu amor, a sua consideração. Por mais que não se sinta amado ou considerado. Não vale a pena!

O exercício de ser humano e conviver com outros humanos às vezes nos torna um alienígena dentro da nossa própria casa. Fora do nosso pequeno Universo, numa casca de nós, existe um emaranhado de forças que estão fora do nosso controle e que nos empurram ou puxam em uma direção desconhecida, aprenda a lidar com elas!

Hoje, se eu pudesse dar um conselho pra qualquer um, inclusive eu, seria esse: não se afaste das pessoas que você ama! Isso é suicídio. Não se mate!